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Black Hat vs White Hat

01/10/2023 12:00 AM by Agustinho in Seo hat


Black Hat vs White Hat 2023

Alguns chamam isso de questão de ética, outros apenas chamam de negócios. A discussão online está aumentando e também em conferências em todo o mundo, mas o que exatamente são black hat SEO e white hat SEO afinal?

 

White hat SEO é a versão angelical da otimização, ou seja, técnicas recomendadas ou, pelo menos, não barradas pelos mecanismos de busca e suas diretrizes em constante mudança. Normalmente, os resultados na forma de mais tráfego e maiores lucros levam de três meses a um ano para acontecer. Com esse tipo de SEO, não há porque temer que seu site seja banido pelos mecanismos de pesquisa como o Google.

 

O SEO black hat, por outro lado, é o irmão gêmeo impaciente do SEO white hat. Ele utiliza técnicas especificamente proibidas pelos mecanismos de pesquisa, como textos  e links ocultos. Alguns chamam isso de spam. Outros chamam de conhecimento de negócios. Como quer que você chame, se os gurus dos mecanismos de pesquisas descobrirem o seu jogo, o show acabou e você será banido. Isso significa que você pode digitar o nome da sua empresa, seu nome e endereço comercial na caixa de pesquisa e seu site não aparecerá.

 

Basicamente, ele se divide assim: White hat SEO se concentra no marketing e no texto de um site, atualizado com artigos informativos e ricos em palavras-chave que beneficiam seus clientes e constroem seguidores sólidos ao longo do tempo. Black hat SEO se concentra em tecnologia e truques de TI para obter uma tonelada de tráfego imediatamente.

 

O importante a considerar é qual é o seu objetivo. Você quer alto tráfego ou você quer altas vendas? Com o black hat SEO, você pode obter resultados imediatos para os visitantes do seu site, mas esses visitantes querem comprar o que você tem a oferecer? Se não, quem se importa se eles vão parar no seu site? White hat SEO está mais interessado em tráfego direcionado, inclusive, usando tráfego orgânico e pago, como o Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads e atraindo o tipo de visitantes para o seu site que estão realmente procurando por você e estão prontos para comprar seus produtos ou serviços. Com o tempo, seu tráfego e vendas aumentam juntos à medida que você conquista seguidores por meio de estratégias que se reportam aos clientes.

 

Então, por que tanto alarme? Principalmente às regras! O SEO de chapéu branco segue meticulosamente. Em vez disso, o Black Hat SEO segue os números. Aqueles que se dão ao trabalho de pesquisar e seguir as regras ficam irritados com aqueles que alcançam altas classificações nos mecanismos de busca sem fazer o mesmo. No entanto, os defensores do black hat SEO apontam que as solicitações dos mecanismos de pesquisa dificilmente são leis e, portanto, fazer o que eles gostam está longe de ser ilegal. É nessa discussão que o chapéu branco (White Hat) e o chapéu preto (Black Hat) se fundem para se tornar um chapéu cinza, (Gray Hat).

 

Na verdade, os fanáticos do chapéu branco (White Hat) podem acusar aqueles que escrevem artigos especificamente para utilizar a repetição de palavras-chave, manipulando o sistema e se interessando pelo SEO black hat. Os menos fanáticos podem apontar os links como uma área cinzenta. Os mecanismos de pesquisa não querem links em um site apenas para direcionar o tráfego. No entanto, se os links estiverem relacionados ao conteúdo do site, tudo bem. Mas aqueles sites onde há links pagos que nada têm a ver com o conteúdo do site que eles agraciam? Links pagos como anúncios são chapéu branco (White Hat). Links pagos apenas para direcionar o tráfego, chapéu preto (Black Hat). Qual a verdadeira motivação do desenvolvimento, chapéu cinza (Gray Hat) ?

 

Quando se trata disso, todos os que utilizam mecanismos de pesquisa na esperança de obter classificações superiores usarão a otimização para subir ao topo dessas classificações. Apenas saiba que se você usar tecnologia, fazendo links e outros recursos proibidos projetados exclusivamente para direcionar o tráfego e for pego, você será colocado na lista negra do mecanismo de pesquisa, como o Google. Se vale a pena o risco para você, faça o que tiver que fazer. A escolha é sua.

 

O Googlebot é um robô desenvolvido pelo Google para escanear a internet e descobrir quais páginas devem ter uma classificação melhor nas SERPs. Você pode conhecer melhor os dois tipos de Googlebot nesse artigo do Google.

 

Conheça técnicas de especificações meta tag Robots, data-nosnippet e X-Robots-Tag pelo Google, essa documentação sem dúvida vai lhe ajudar muito.


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