Neste artigo, vamos explicar o conceito de auditoria SEO de site e mostrar as ferramentas que você pode usar para fazer essa análise.
O título da sua página deve ter entre 10 e 70 caracteres, incluindo os espaços. Escolha um título claro e relevante, que inclua as palavras-chave mais importantes para o seu conteúdo. Evite repetir o mesmo título em páginas diferentes do seu site.
As meta descrições devem ter entre 70 e 160 caracteres (incluindo espaços). Elas permitem que você influencie como as suas páginas web são descritas e exibidas nos resultados de pesquisa.
Certifique-se de que cada página web tenha uma meta descrição única e relevante, que contenha as suas palavras-chave mais importantes (elas ficam em negrito quando correspondem à consulta de pesquisa do usuário). Uma boa meta descrição funciona como um anúncio natural, por isso, use mensagens atraentes e uma chamada para ação clara para aumentar a taxa de cliques.
Meta palavras-chave são um tipo específico de meta tag que aparece no código HTML de uma página da Web e ajuda a informar aos mecanismos de pesquisa sobre o assunto da página. No entanto, o Google não usa meta palavras-chave se elas não estiverem presentes no seu site.
Coloque as palavras-chave nos títulos e use a principal delas no primeiro nível (H1). Evite repetir o que está na sua tag de título na sua tag de cabeçalho. Use apenas uma tag H1 por página. Para os outros níveis, use as tags H2 - H6.
Este texto mostra como o título e a descrição da sua página podem aparecer nas buscas do Google. O título e a descrição são usados para criar os resultados de busca, mas os buscadores podem criar os seus próprios se eles não existirem, estiverem mal escritos ou não corresponderem ao conteúdo da página. O título e a descrição podem ser cortados se forem muito longos, por isso é importante respeitar os limites de caracteres recomendados.
O texto alternativo serve para descrever as imagens para os rastreadores dos mecanismos de busca (e as pessoas com deficiência visual). Assim, ele fornece mais informações que ajudam a compreender as imagens, o que pode favorecer o seu aparecimento nos resultados da pesquisa de Imagens do Google.
Esta nuvem mostra a frequência das palavras-chave usadas na página. Pesquisar as palavras-chave que seu público usa é importante para otimizar seu conteúdo. Você pode usar várias ferramentas on-line para ajudá-lo a escolher as melhores palavras-chave para seu nicho. Consistência de Palavras-Chave
Esta tabela mostra como usar as palavras-chave de forma consistente pode ajudar a melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa. Para aumentar as suas chances de aparecer bem nas buscas por uma palavra-chave específica, tente incluí-la em alguns ou em todos os seguintes elementos: URL da página, conteúdo da página, tag de título, meta descrição, tags de cabeçalho, atributos alt de imagem, texto âncora de link interno e texto âncora de backlink.
A proporção de código para texto indica quanto de uma página da Web é composto por texto real em relação ao código HTML que a estrutura. Essa proporção é um dos fatores que os mecanismos de pesquisa levam em conta para avaliar a relevância de uma página da Web. Quanto maior for a proporção de código para texto, maiores serão as chances de uma página da Web se posicionar bem nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
Gzip é uma técnica que diminui o tamanho dos arquivos para acelerar a transferência pela rede. Com ela, páginas da web e outros arquivos comuns na internet podem ficar até 70% menores antes de serem enviados.
Para evitar que os mecanismos de pesquisa tratem URLs com e sem “www” como sites distintos, é importante fazer o redirecionamento do domínio não preferencial.
Para confirmar se o seu site está configurado corretamente, digite o seu endereço IP no navegador e observe se o site é exibido com o IP. O ideal é que o IP direcione para o URL do seu site ou para uma página do seu provedor de hospedagem. Caso contrário, você deve configurar um redirecionamento htaccess 301 para evitar que o IP seja indexado pelos mecanismos de busca.
Uma página não deve ter mais de 200 links, pois isso pode prejudicar o valor que eles transmitem. Os links ajudam a transferir valor de uma página para outra, mas esse valor é dividido entre todos os links da página. Quanto mais links, menor o valor de cada um. Os links com o atributo Nofollow não transmitem valor para a página de destino, mas ainda contam no total de links da página. Portanto, eles também reduzem o valor dos outros links.
Links quebrados levam os usuários a páginas da web que não existem. Eles prejudicam a usabilidade, a reputação e o SEO do seu site. Se você detectar links quebrados no futuro, dedique um tempo para substituí-los ou removê-los.
Um mapa do site é um arquivo que lista os URLs do seu site que podem ser rastreados pelos mecanismos de busca. Ele também pode conter informações extras, como a data da última atualização, a frequência das mudanças e a relevância dos URLs. Essas informações ajudam os mecanismos de busca a rastrear o seu site de forma mais eficiente. Para otimizar o seu site para o Google e o Bing, sugerimos que você crie um mapa do site no formato XML e o envie para o Google Search Console e para as Ferramentas do Bing para Webmasters. Além disso, é recomendável indicar a localização do mapa do site no seu arquivo robots.txt.
O arquivo robots.txt é uma ferramenta que permite controlar o acesso dos robôs dos mecanismos de pesquisa que navegam pela Web. Com ele, você pode bloquear o acesso a certos diretórios e páginas do seu site. Além disso, você pode indicar onde está o arquivo de mapa do site XML. Para verificar se o seu arquivo robots.txt está correto e sem erros, você pode usar o Google Search Console (antigo Webmaster Tools) e clicar em ‘Testador de robots.txt’ em ‘Rastreamento’. Essa ferramenta também permite testar o acesso do Googlebot a páginas específicas do seu site.
Os usuários conseguem ler e lembrar melhor os URLs que são fáceis e claros. Além disso, os URLs devem conter as principais palavras-chave da página para facilitar a busca dos mecanismos de pesquisa. URLs limpos também são vantajosos quando compartilhados nas redes sociais, pois descrevem o conteúdo da página.
Você está usando hífens (these-are-hyphens) em seus URLs. Isso é bom porque o Google reconhece hífens como separadores de palavras, mas não reconhece sublinhados (these_are_underscores).
Evite usar objetos incorporados, como Flash, a menos que sejam necessários para melhorar algum aspecto específico do seu site. O conteúdo em Flash pode até ter uma aparência mais atraente, mas os mecanismos de pesquisa não conseguem indexá-lo corretamente. Para maximizar o SEO, prefira sites que não dependam totalmente do Flash.
Os frames podem dificultar o acesso ao conteúdo da sua página pelos mecanismos de pesquisa, pois eles não exploram ou registram o que está dentro deles. Recomenda-se evitar frames se possível e usar uma tag NoFrames se for necessário usá-los.
A antiguidade do domínio pode influenciar o seu desempenho nos mecanismos de busca, pois os domínios mais novos costumam enfrentar dificuldades para serem indexados e ranqueados nos primeiros meses (dependendo de outros fatores de otimização). Uma alternativa é adquirir um nome de domínio já usado. Você sabia que pode registrar seu domínio por até 10 anos? Dessa forma, você demonstra ao mundo que o seu negócio é sério e confiável.
Informações WHOIS As informações WHOIS são dados que permitem identificar o proprietário, o responsável pelo pagamento e o responsável técnico de um domínio registrado na internet. Uma consulta WHOIS revela esses dados de contato para cada domínio ou endereço IP encontrado no banco de dados WHOIS.
Compatibilidade com dispositivos móveis é a capacidade do seu site se adaptar ao formato e às funções de um celular. O Google considera esse fator para ranquear seu site nas buscas feitas por celular.
Milhões de pessoas acessam a Web pelo celular, mais de 75% dos consumidores possuem smartphones. Seu site precisa ser atraente e funcional nos dispositivos móveis mais usados. Dica: utilize uma ferramenta de análise para monitorar o uso do seu site em diferentes plataformas móveis.
Evite usar objetos incorporados, como Flash, Silverlight ou Java, que podem impedir que seu conteúdo seja acessado em todos os dispositivos. Use esses recursos apenas para aprimoramentos específicos e pontuais.
Prefira URLs curtas e evite domínios extensos sempre que puder. Uma URL que descreve o conteúdo da página ajuda os mecanismos de busca a reconhecê-la melhor. Um usuário deve conseguir olhar para a barra de endereço e ter uma ideia clara do que vai encontrar na página antes de visitá-la (por exemplo, http://www.seusite.com.br/produtos).
Os favicons são pequenos ícones que representam a identidade visual de uma marca. Eles ajudam os usuários a reconhecerem seu site facilmente, especialmente se eles o adicionarem aos favoritos. Por isso, é importante que seu favicon seja coerente com sua marca e se destaque entre os demais.
Ninguém gosta de encontrar um erro 404 Arquivo não encontrado ao navegar em um site. Esse tipo de erro pode fazer você perder visitantes que chegaram até sua página por meio de buscas ou links externos. Por isso, é importante criar uma página de erro 404 personalizada que mantenha o interesse do visitante e o incentive a explorar seu site.
As imagens e os arquivos JavaScript são os principais responsáveis pelo aumento do tamanho da página, que influencia a velocidade do seu site. O ideal é que o tamanho da página não ultrapasse 2 Mb. Dica: Reduza o tamanho das imagens e use gzip para comprimir seus downloads.
Para melhorar a experiência do usuário e aumentar sua posição nos resultados de pesquisa do Google, a velocidade do site é um fator essencial. Recursos: aprenda como tornar seu site mais rápido com os tutoriais do desenvolvedor do Google.
Verifique se o idioma declarado na sua página corresponde ao idioma detectado pelo Google. Também, especifique o idioma do conteúdo no código HTML de cada página.
Proteção do domínio. Evite que sua marca seja usada por cibercriminosos registrando seu domínio com diferentes extensões.
Proteção contra Typo. Evite que cybersquatters se aproveitem dos erros de digitação do seu domínio e registre as variações mais comuns da sua marca.
Proteção do e-mail. Para evitar que bots maliciosos encontrem e usem seu endereço de e-mail para enviar spam, não recomendamos colocar seu e-mail em texto simples ou como um link nas suas páginas da web. Uma alternativa mais segura é usar um formulário de contato.
Proteção contra sites maliciosos. O recurso de proteção contra sites maliciosos ajuda a detectar páginas da web que podem colocar em risco a segurança dos usuários e dos administradores de sites, e fornece avisos e orientações para evitar danos.
A localização do seu servidor não afeta muito o seu SEO, mas é melhor escolher um servidor que fique perto de onde estão seus visitantes. Os motores de busca consideram a geolocalização e a velocidade do servidor na hora de ranquear seu site.
Um site rápido é essencial para um bom desempenho, pois influencia a satisfação do usuário, as chances de conversão e até o posicionamento nos resultados de busca. Diminuindo o tempo que as páginas levam para carregar, você evita que os usuários percam o interesse e aumenta a probabilidade de ser recompensado pelos mecanismos de pesquisa com um ranking mais alto nas SERPs. Os sites que carregam mais rápido que seus concorrentes mais lentos têm taxas de conversão muito maiores.
Ferramenta de Análise web. Com a análise web, você pode medir como os visitantes interagem com o seu site. É recomendável instalar pelo menos uma ferramenta de análise, Google Analytics, mas também pode ser útil ter uma segunda para comparar os dados.
W3C é um consórcio internacional que estabelece os padrões para a web. Usar marcações válidas e sem erros é importante porque os erros de sintaxe podem prejudicar a indexação da sua página pelos mecanismos de busca. Recomenda-se usar o serviço de validação do W3C sempre que houver mudanças no código do seu site.
O Doctype é uma instrução que informa aos navegadores da Web qual o tipo e a versão do documento que está sendo usado, como por exemplo, HTML 5 ou XHTML 1.0. Ao declarar um doctype, os navegadores da Web podem renderizar o conteúdo de forma adequada e compatível com os padrões web.
A codificação de caracteres UTF-8 é definida isso pode evitar problemas com a exibição de caracteres especiais ao especificar a codificação de caracteres.
Backlinks são links que direcionam os usuários para o seu site a partir de outras páginas na internet. Eles funcionam como indicações de que o seu site é relevante e confiável. Por isso, eles são essenciais para o SEO, que é a otimização do seu site para os mecanismos de busca. Para aumentar as chances de ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, você deve ter uma estratégia para conseguir mais backlinks de qualidade.
Os dados sociais são aqueles que os indivíduos produzem e compartilham de forma consciente e voluntária. Antes, essa forma de comunicação sem pública era inviável por causa do custo e da complexidade. Porém, os avanços na tecnologia de redes sociais entre 2004 e 2013 permitiram formas mais amplas de compartilhamento.
Quanto menor o seu Alexa Rank, mais visitantes o seu site atrai. O Alexa Rank é uma estimativa aproximada do tráfego global para o seu site, mas não é totalmente exato.
Se o seu site tem muitos acessos de outros países, vale a pena registrar os nomes de domínio correspondentes a essas regiões. Assim, você evita que outros sites se aproveitem da sua popularidade e confundam os seus visitantes.
Para fazer uma auditoria rápida e gratuita no seu site, acesse a ferramenta: Auditoria SEO no site aqui no blog.byten.